Redes Sociais

domingo, 17 de julho de 2016

Sábia decisão



Justiça suspende transbordo de 12 mil toneladas de combustível no Amazonas
Operação seria realizada na orla do rio Negro. Suspensão foi concedida pelo juiz Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro




MANAUS - A operação de transbordo de mais 12 mil toneladas de combustível, que iria acontecer na última sexta-feira (15), está suspensa por liminar concedida pelo juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro. A decisão foi provocada por uma Ação Popular, e publicada na mesma data prevista para realização da operação. 

O magistrado argumenta na liminar que a operação foi deferida verbalmente, sem qualquer processo de licenciamento ambiental por parte do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O juiz ainda fixa multa diária no valor de R$ 75 mil em caso de desobediência. 

Na ação, o requerente, identificado como Martineli Gonçalves da Costa, anexa reportagens sobre explosões ocorridas às margens do Rio Negro, perto de Manaus e instruções normativas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre a operação. 

"Ante o exposto, nos termos do § 4.º do art. 5º da Lei Federal nº 4.717/65 c/c o artigo 461, caput e § 3º, do Código de Processo Civil, CONCEDO a liminar pretendida pelo Sr. Martinelli Gonçalves da Costa no sentido da IMEDIATA SUSPENSÃO DA OPERAÇÃO DE TRANSBORDO deferido verbalmente, sem qualquer processo de licenciamento ambiental, por parte das suplicadas e conforme suscitado pelo cidadão/interessado, aqui autor, devendo a Secretaria do Plantão Cível diligenciar a respeito", diz a decisão. 



Em resposta ao Portal Amazônia, o Comando do 9º Distrito Naval afirma que a operação começou neste sábado (16) e tem previsão de finalizar na noite de domingo (18), confira a resposta na íntegra. 

Com relação aos questionamentos, referente à operação de transbordo de combustível envolvendo 12.750 toneladas de granel líquido (Diesel), a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, esclarece que:
1. A operação iniciou hoje, 16 de julho de 2016, e tem previsão de terminar amanhã à noite;
2. A empresa responsável pela operação está cumprindo todas as exigências que competem à Autoridade Marítima e são referentes à segurança da navegação;
3. Durante a atividade, os Inspetores Navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) averiguam a documentação e a segurança da manobra; e
4. Para a operação serão empregadas cinco balsas. A cada mudança da embarcação, há fiscalização da CFAOC.
 
Entenda
O transbordo de 12.750 toneladas de diesel previsto para acontecer nas proximidades de Manaus, em uma área de fundeio na margem direita do rio Negro, distante cerca de 3 quilômetros a jusante da Ilha de Marapatá. A indicação do local foi pela Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental (CFAOC). "A área de fundeio que será empregada na operação é a nº 03, da Carta Náutica nº 4.110", diz a nota enviada pela Marinha do Brasil. 

As mensagens indicavam o risco de uma "explosão de grandes proporções" que poderia afetar o Centro Histórico de Manaus porque seria realizada na área do Porto da Manaus Moderna. Um documento endereçado à Agência Nacional de Petróleo (ANP) alertava para a segurança da operação. 

Questionada a respeito, a agência respondeu à reportagem, por e-mail, que "essas operações são autorizadas e acompanhadas pela Marinha" e que "toda operação com combustível envolve risco". O Ipaam também acompanharia a operação que deveria ser feita "obedecendo todos os trâmites legais e acompanhamento dos órgãos responsáveis.
A reportagem tentou entrar em contato com os postos Atem, apontado na liminar, através do número disponibilizado no site para a imprensa (92) 2125-0050 não foi atendida. 

saiba mais



Redação jornalismo@portalamazonia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário