Redes Sociais

segunda-feira, 31 de maio de 2021

suspenção da copa américa na argentina!

 Conmebol anuncia suspensão da Copa América na Argentina

Conmebol anuncia suspensão da Copa América na Argentina


A competição estava prevista para começar em 11 de junho

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Conmebol anunciou na noite deste domingo (30) que a Copa América está suspensa. O torneio seria realizado na Argentina, mas o avanço da pandemia de Covid-19 no país obrigou a entidade a tomar essa decisão.

A competição estava prevista para começar em 11 de junho. A atual edição era para ter sido realizada no ano passado, mas acabou adiada em um ano também em razão da expansão do coronavírus.

"A Conmebol informa que pelas presentes circunstâncias decidiu suspender a organização da Copa América na Argentina. A Conmebol analisa a oferta de outros países que manifestaram interesse em sediar o torneio continental", disse a confederação em comunicado nas redes sociais.

Momentos antes do anúncio da suspensão, o ministro do Interior da Argentina, Wado de Pedro, adiantou que o país deixaria de ser a sede do torneio devido à situação da pandemia. "Estamos muito preocupados não apenas com Buenos Aires, mas com as outras capitais que seriam sede do torneio e que estão com uma situação epidemiológica complicada."

Não está descartado o cancelamento da competição. O conselho da entidade vai se reunir de forma emergencial nesta segunda (31), às 9h (de Brasília), para decidir o futuro do campeonato.
Esse foi mais um revés para a Conmebol, que tinha como ideia inicial fazer a competição tanto na Argentina quanto na Colômbia.

As coisas começaram a degringolar no último dia 20 de maio, quando a entidade anunciou a retirada da Colômbia como sede.
A seleção brasileira, inclusive, faria sua estreia na Copa América contra a Venezuela, em solo colombiano, no dia 14.

A Conmebol havia chegado à conclusão de que o país, agitado por protestos sociais há semanas, não reunia condições de receber as partidas do torneio.

A decisão foi anunciada um dia depois de uma grande manifestação contrária à Copa América, em Bogotá. "Se não há paz, não há futebol", dizia a frase exibida em cartazes e também pichada nas paredes do estádio El Campín, um dos campos que receberia jogos do torneio.

A Colômbia vive um ambiente de acentuada tensão social, com protestos contra uma reforma tributária proposta pelo governo.
A repressão policial teve momentos pesados, e os conflitos resultaram em dezenas de mortos.

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1809079/conmebol-anuncia-suspensao-da-copa-america-na-argentina

sexta-feira, 28 de maio de 2021

copa libertadores , flamengo empata com LDU no rio de janeiro.

 Flamengo, Vélez Sársfiel, LibertadoresLibertadores: mesmo com empate, Flamengo se classifica como líder

Mesmo jogando no estádio do Maracanã, o Flamengo não passou de um empate sem gols com o Vélez Sarsfield (Argentina) nesta quinta-feira (27). Mesmo com este resultado, pela 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro garantiu a primeira posição do Grupo G com 12 pontos.

A segunda posição da chave ficou com o próprio Vélez, que alcançou 10 pontos com a igualdade.

O Flamengo entrou em campo com duas ausências importantes, a do atacante Bruno Henrique e a do zagueiro/volante Willian Arão, que cumpriram suspensão. Quem retornou à equipe titular foi o goleiro Diego Alves, recuperado de uma fibrose na coxa.

Porém, o Rubro-Negro não teve uma boa atuação, atuando de forma lenta e vendo o Vélez alcançar mais posse de bola. No segundo tempo, o time da Gávea até melhorou, mas não foi eficiente nas oportunidades criadas, o que manteve o placar em 0 a 0.

O próximo compromisso do Flamengo será pelo Campeonato Brasileiro, competição na qual estreia no próximo domingo (30) contra o Palmeiras a partir das 16h (horário de Brasília).

 Noticias:https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-05/libertadores-mesmo-com-empate-flamengo-se-classifica-como-lider

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Santos estar eliminado da copa libertadores após derrota!

 Santos perde no Equador e está eliminado da Copa Libertadores

Santos perde no Equador e está eliminado da Copa Libertadores

Foi a primeira vez que o Santos acabou eliminado na fase de grupos da Libertadores desde 1984

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sonho do Santos de se classificar para as oitavas de final da Copa Libertadores durou 2 minutos e 38 segundos nesta quarta-feira (26). Foi o tempo que o Boca Juniors levou para fazer o primeiro gol contra o The Strongest (BOL), em La Bombonera, 

Era o fim. Restava ao time brasileiro se preparar para ao destino reservado para o terceiro colocado da chave: a Copa Sul-Americana.
Para se classificar entre os dois melhores do Grupo C, o Santos precisava derrotar o Barcelona (EQU) e esperar que o Boca Juniors não derrotasse os bolivianos.
Em Guayaquil, a equipe brasileira perdeu por 3 a 1 mostrando um futebol sofrível. Os argentinos ganharam por 3 a 0 e avançaram para o mata-mata, ao lado do Barcelona.

Foi a primeira vez que o Santos acabou eliminado na fase de grupos da Libertadores desde 1984. Naquele ano, foi lanterna em grupo que tinha Flamengo, América de Cáli e Junior de Barranquilla (ambos da Colômbia). Mas naquela época, se classificava apenas o primeiro colocado.

O time foi dirigido na Colômbia pelo auxiliar Márcio Araújo. O técnico Fernando Diniz foi suspenso por dois jogos pela Conmebol após ser expulso em sua estreia, diante do Boca. Enquanto a equipe esperava a hora da partida, a diretoria tentava viabilizar contratações esperadas pelo treinador.

As primeiras delas poderão ser o lateral esquerdo Moraes, que jogou o último Campeonato Paulista pelo Mirassol, e o meia-atacante Marcos Guilherme, do Internacional-RS. O clube também negocia o empréstimo do armador Paulo Henrique Ganso, revelado na Vila Belmiro e hoje reserva no Fluminense.

Com problemas de marcação e erros na saída de jogo, o Santos levou o primeiro gol aos 14, quando Damián Díaz completou cruzamento com arremate de primeira. Com controle na partida, os donos da casa poderiam ter anotado mais duas vezes antes do intervalo, mas falharam nas finalizações.

Pagaram pelos erros porque, nos 10 minutos finais, os visitantes cresceram de produção, mas sem entrarem na área, Luan Peres ameaçou com finalização de longe.

Pouco depois, aos 46, o goleiro Burrai falhou e largou chute de Lucas Braga, que fez bela jogada individual, nos pés de Kaio Jorge. O atacante tocou para o gol.

Foi uma esperança breve porque, oito minutos após o reinício o time equatoriano estava novamente na frente em lance que o lateral Felipe Jonatan desistiu da marcação de Hoyos. Ele cruzou para Damian Díaz marcar de novo.

Foi jogada lapidar das dificuldades defensivas que o Santos enfrentou durante todo o torneio.

Mas se este foi um momento ruim da marcação santista, não pode ser comparado ao terceiro gol do Barcelona. Cortez passou para Montaño arrematar na saída de João Paulo com tanta facilidade que a dupla parecia jogar sozinha, sem a presença de adversários.

No sábado (29), o Santos estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, em Salvador.

BARCELONA-EQU

Javier Burrai; Byron Castillo, Fernando León, Williams Riveros, Leonel Quiñónez; Michael Carcelén (Oyola), Nixon Molina, Emmanuel Martínez (Sérgio Lopez), Michael Hoyos (Montaño); Damián Díaz (Cortez) e Carlos Garcés (Mastriani). T.: Fabían Bustos

SANTOS

João Paulo, Pará (Madson), Kaiky Fernandes, Luan Peres e Felipe Jonatan; Vinícius Balieiro (Kevin Malthus), Ivonei (Lucas Lourenço) e Gabriel Pirani; Ângelo (Marcos Leonardo), Kaio Jorge (Copete) e Lucas Braga. T.: Márcio AraújoEstádio: Monumenta, em Guayaquil (EQU)

Árbitro: Andre Rojas (COL)

Assistentes: Wilmar Navarro e Dionisio Ruiz (COL)

Cartões amarelos: Castillo e Carcelén (BAR), Kaiky Fernandes, Kaio Jorge e Lucas Lourenço (SAN)

Gols: Damián Díaz (BAR), aos 14', e Kaio Jorge (SAN), aos 46'/1ºT; Damián Díaz (BAR), aos 8', e Montaño (BAR), aos 31'/2ºT

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1807982/santos-perde-no-equador-e-esta-eliminado-da-copa-libertadores

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Rudi Garcia detona Juninho pernambucano quando era jogador!

 Ex-técnico do Lyon detona Juninho Pernambucano: 'Fazia coisas nas minhas costas'

Ex-técnico do Lyon detona Juninho Pernambucano: 'Fazia coisas nas minhas costas'

Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, Rudi Garcia disse que Juninho Pernambucano "não ficava feliz" quando jogadores brasileiros eram preteridos na escalação e afirmou que o dirigente fazia "jogo sujo"

Demitido do Lyon após a última rodada do Campeonato Francês, realizada no domingo passado, o treinador Rudi Garcia - que foi contratado em outubro de 2019 no lugar de Sylvinho, agora no Corinthians - não poupou o brasileiro Juninho Pernambucano de críticas. Ídolo do Vasco, além de ser um dos grandes nomes da história do clube francês, o ex-meia é diretor esportivo do time da cidade de Lyon.

Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, Rudi Garcia disse que Juninho Pernambucano "não ficava feliz" quando jogadores brasileiros eram preteridos na escalação e afirmou que o dirigente fazia "jogo sujo". "Descobri que quando as contratações brasileiras não jogavam, ele (Juninho) não ficava contente. Ele preferia ganhar com os seus jogadores", afirmou.

O agora ex-treinador do Lyon falou especificamente sobre o caso do volante Bruno Guimarães (ex-Athletico-PR), que em alguns momentos foi opção no banco de reservas, e também de Jean Lucas, outro volante (ex-Santos e Flamengo) emprestado ao Brest. Outro brasileiro citado na entrevista foi o meia Lucas Paquetá (ex-Flamengo), mas que foi classificado como "indispensável".

"O Paquetá foi indispensável e continuou (no time). Mas quando o Bruno jogou um pouco menos, isso criou um problema. Tive que administrar. Ele (Juninho Pernambucano) faz as coisas pelas minhas costas, fala com os jogadores pelas minhas costas, permite que alguns me critiquem, como Jean Lucas. Faltou objetividade e igualdade de tratamento", prosseguiu.

Atualmente, além de Lucas Paquetá, Bruno Guimarães e Jean Lucas (que volta de empréstimo), o Lyon conta com o volante Thiago Mendes e o lateral-direito Marcelo como brasileiros no elenco. O próximo da lista deverá ser o lateral-esquerdo Henrique, que está de saída do Vasco.

O presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, se manifestou em seu perfil oficial no Twitter, defendeu Juninho Pernambucano e criticou o relato feito por Rudi Garcia. "Muito decepcionado com a política de terra arrasada de Rudi Garcia, que está reescrevendo a história, esquecendo que ele tinha o melhor elenco. Pena que Rudi não soube trabalhar com Juni, que mesmo assim o escolheu e o acompanhou. Juni tem todo o nosso apoio. Que péssimas desculpas Rudi!", publicou o dirigente.

Bruno Guimarães também reagiu. Contratado por Juninho Pernambucano no início de 2020, era titular e foi para o banco de reservas no meio da atual temporada. O ex-Athletico-PR republicou um trecho da entrevista de Garcia e o acusou de ter sido incoerente. "Tudo começou a não funcionar quando faltou coerência da sua parte!!!", escreveu.

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1807675/ex-tecnico-do-lyon-detona-juninho-pernambucano-fazia-coisas-nas-minhas-costas

terça-feira, 25 de maio de 2021

Após fim do jejum são Paulo precisa vencer na libertadores e secar adversario.

 Após título, São Paulo precisa vencer e 'secar' argentinos na Libertadores

Após título, São Paulo precisa vencer e 'secar' argentinos na Libertadores

Embora a vaga na próxima fase já esteja confirmada, o time ainda busca o primeiro lugar no Grupo E

Dois dias após o título paulista, encerrando um jejum de quase nove anos sem conquistas, o São Paulo enfrenta o Sporting Cristal, nesta terça-feira, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Embora a vaga na próxima fase já esteja confirmada, o time ainda busca o primeiro lugar no Grupo E.

Para isso, o time precisa vencer os peruanos e torcer para que o Rentistas derrote o líder Racing no outro jogo da chave, na Argentina. A equipe tricolor tem de vencer seu jogo e "secar" os argentinos. A expectativa da comissão técnica é que a conquista de domingo impulsione a equipe, que será formada por reservas, para fazer a sua parte na última rodada.

Ser o campeão da chave significa, teoricamente, escapar de uma "pedreira" já nas oitavas de final, em julho. Pelo regulamento do torneio sul-americano, os melhores colocados da fase de classificação vão enfrentar aqueles que se classificaram em segundo lugar. De acordo com a classificação atual, o time do Morumbi poderia enfrentar, entre outros, um brasileiro (Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Internacional) ou argentinos (Argentinos Juniors e River Plate). Todos eles são os líderes de seus grupos.

Esse foi o risco que o time correu ao priorizar a disputa estadual no primeiro semestre. Nas duas últimas rodadas da Libertadores, a equipe atuou com os reservas. Os resultados comprometeram a campanha: empate com o Rentistas, no Uruguai, e derrota para o Racing, no Morumbi. Nesta terça-feira, os reservas novamente devem ir a campo. O técnico Hernán Crespo tem o desafio de fazer o time reserva render mais. Nos dois anteriores, o time ficou devendo. Os jogadores apostam que o fim do jejum traz força e tranquilidade para as outras competições. "O título paulista vai nos dar força e tranquilidade para as outras competições da temporada", disse o goleiro Tiago Volpi.

Uma das novidades da escalação deve ser o atacante Éder, que está recuperado de uma lesão muscular, mas ainda busca melhor condicionamento físico. Daniel Alves e Martín Benítez, que ficaram fora da decisão, ainda fazem tratamento médico. "Estamos no começo da temporada. Temos outros desafios. Vamos celebrar, mas temos a Libertadores dentro de 48 horas", disse o técnico Crespo logo após a vitória sobre o Palmeiras no domingo.

O Sporting Cristal, já eliminado, entra em campo para tentar garantir a sua vaga no remanejamento para a Sul-Americana. Isso também vai depender do outro jogo da chave.

 Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1807236/apos-titulo-sao-paulo-precisa-vencer-e-secar-argentinos-na-libertadores

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Fim do jejum são Paulo Campeão paulista 2021.

 São Paulo vence Palmeiras, fatura o Paulista e encerra jejum de 9 anos sem título

São Paulo vence Palmeiras, fatura o Paulista e encerra jejum de 9 anos sem título

Com a vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0, no Morumbi, o São Paulo se sagrou campeão paulista e saiu da fila, como os torcedores costumam dizer

dia 23 de maio de 2021 já está marcado na história são-paulina como o fim do jejum mais recente do clube. Com a vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0, no Morumbi, o São Paulo se sagrou campeão paulista e saiu da fila, como os torcedores costumam dizer. O último troféu havia sido levantado em 2012, na Copa Sul-Americana. Em relação ao Estadual, o jejum perdurava desde 2005.

Os heróis da conquista foram o volante Luan, protagonista improvável com um chute de fora da área quando o jogo estava enroscado no primeiro tempo, e o atacante Luciano, que entrou no segundo tempo para tornar o time mais dinâmico e letal nos contra-ataques.

 O clima de decisão e o peso emocional da disputa ofuscaram as jogadas individuais. Poucos brilharam individualmente. Novamente, os dois times apresentaram esquemas espelhados, com três zagueiros e congestionamento no meio-campo. Jogo travado a exemplo do que havia sido a ida, aquele empate por 0 a 0, no Allianz Parque.

A conquista confere êxito à estratégia da comissão técnica e da diretoria de apostar todas as fichas no torneio estadual para encerrar o jejum de títulos. Desde o início da disputa, o São Paulo usou os titulares, inclusive nas duas últimas partidas da Libertadores, o grande sonho dos clubes brasileiros. A vitória também representa um excelente começo para o técnico Hernán Crespo, em ascensão na carreira. É o segundo título de sua carreira, depois da conquista da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia.

O São Paulo teve muitas dificuldades na comunicação entre defesa e ataque. Os dois principais articuladores da equipe - Benítez e Daniel Alves - ficaram fora da decisão por causa de lesões. Com isso, o time tentava a ligação direta, do meio para o ataque. Apenas tentava. A bola batia e voltava. Além dos desfalques, o time sentiu falta de movimentação e dinamismo.

O Palmeiras trouxe uma mudança importante no meio. A entrada de Danilo Barbosa foi uma tentativa de chegar mais à área - ele tem uma pegada mais ofensiva do que Patrick de Paula, que atuou na primeira partida. Também foi uma aposta na jogada aérea. Essa foi a razão da mudança nas palavras do próprio técnico Abel Ferreira, antes da partida. O plano começou a dar certo logo aos 8 minutos, quando Rony deixou Danilo em boas condições para finalizar. O chute saiu torto.

Outra diferença a favor do time alviverde foi a presença de Rony. Com velocidade pelos lados do campo, ele garantia profundidade.

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1806860/sao-paulo-vence-palmeiras-fatura-o-paulista-e-encerra-jejum-de-9-anos-sem-titulo


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Messi liberado do ultimo jogo do Barcelona na temporada , argentino de saída?

 

Messi é liberado e desfalca o Barcelona na rodada final do Campeonato Espanhol

Messi é liberado e desfalca o Barcelona na rodada final do Campeonato Espanhol

Em um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, o clube anunciou que o craque foi liberado do treinamento e não viajará com a delegação

Barcelona não terá o argentino Lionel Messi na partida contra o Eibar, neste sábado, fora de casa, pela 38.ª e última rodada do Campeonato Espanhol. Mas o motivo de sua ausência não é por lesão ou suspensão. Em um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, o clube anunciou que o craque foi liberado do treinamento e não viajará com a delegação. Assim, teve permissão do técnico holandês Ronald Koeman para começar as suas férias antes de iniciar os preparativos para a Copa América com a Argentina.

"Leo Messi não treinou com a permissão do treinador e não estará na convocação para o jogo contra o Eibar neste sábado. Desta forma, o craque argentino terá uma pequena pausa antes da Copa América, após uma temporada em que foi um dos jogadores com mais minutos no elenco", divulgou o clube catalão em seu site oficial e nas redes sociais.

Com a liberação, Messi pode ter feito a sua despedida pelo Barcelona na derrota para o Celta por 2 a 1, no domingo passado, no estádio Camp Nou, em Barcelona, pela 37.ª rodada. O resultado negativo acabou com qualquer chance matemática de título no Campeonato Espanhol. Com contrato apenas até o final do mês de junho, o argentino tem se mantido longe dos rumores sobre o seu futuro.

Na atual temporada, Messi disputou 47 partidas em todas as competições - além do Campeonato Espanhol, jogou Liga dos Campeões da Europa e Copa do Rei. É o artilheiro do torneio nacional com 30 gols, sete à frente do rival mais próximo Gerard Moreno, do Villarreal, o que significa que é quase certo que ele ganhará o troféu Pichichi pela oitava vez em sua carreira.

Messi quebrou na atual temporada o recorde de jogos pelo clube com 778 partidas e o recorde mundial de mais gols em um clube com 672. O futuro do jogador de 33 anos permanece em dúvida. O argentino tentou sair no ano passado usando um "burofax", com Manchester City e Paris Saint-Germain dizendo estar interessados, mas foi impedido pelo ex-presidente Josep Maria Bartomeu.

O regresso de Joan Laporta, que mantém uma boa relação com Messi, como sucessor de Bartomeu este ano pode ter um papel na decisão do jogador sobre o seu futuro. Laporta teria sancionado uma oferta de contrato de 10 anos para Messi, seis vezes eleito o melhor jogador do mundo. No entanto, Manchester City e Paris Saint-Germain voltaram a carga pelo craque argentino.

Quem conduz as conversas pela renovação no Barcelona é o pai do craque, Jorge Messi, que aguarda uma proposta formal dos catalães para definir a situação do jogador.

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/esporte/1806286/messi-e-liberado-e-desfalca-o-barcelona-na-rodada-final-do-campeonato-espanhol



quinta-feira, 20 de maio de 2021

após titulo na França Neymar faz homenagem a MC Kevin.

 Neymar faz homenagem a MC Kevin após vitória do Paris Saint-Germain

Neymar faz homenagem a MC Kevin após vitória do Paris Saint-Germain

O jogador posou com uma camisa com a foto de MC Kevin e a frase "o moleque que encantou a quebrada", ao lado do troféu de campeão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ídolo de MC Kevin, nome artístico do funkeiro Kevin Nascimento Bueno, 23, o jogador Neymar, 29, fez uma homenagem ao artista nesta quarta-feira (19) após a vitória do Paris Saint-Germain na Copa da França, no Stade de France, em Saint-Denis.

O jogador posou com uma camisa com a foto de MC Kevin e a frase "o moleque que encantou a quebrada", ao lado do troféu de campeão.

Em vídeo publicado no Instagram e gravado durante a comemoração, ainda dentro de campo, ele exibiu a camisa e mandou um beijo para o funkeiro. "É nóis. Descanse em paz, menino", disse.

Neymar marcou a mãe do funkeiro, Valquiria Nascimento, na publicação do vídeo em homenagem ao jovem morto no domingo (16), após cair do quinto andar de um hotel na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

No dia da morte, o jogador revelou que havia combinado um encontro com MC Kevin para os dois se conhecerem durante as suas férias. "Infelizmente não poderemos. Tenho certeza que ainda te abraçarei e te agradecerei por confiar em mim, na pessoa que eu sou. Vá em paz, menino!", afirmou, na ocasião.

Neymar usa o símbolo do luto na foto de seu perfil no Instagram.

Na homenagem desta quarta-feira, vários famosos fizeram comentários na postagem do jogador. Entre eles estão a cantora Ludmilla, a apresentadora Maisa, o surfista Pedro Scooby, o humorista Tirullipa e o MC Hariel.

"Obrigado, mano. Você é o homem, como ele dizia", escreveu Hariel.

Laudo do IML (Instituto Médico Legal) do Rio indica que a causa da morte de MC Kevin foi traumatismo craniano provocado por ação contundente (violenta).

Após cair do quinto andar, ele foi socorrido ainda com vida e levado pelo Corpo de Bombeiros ao hospital Miguel Couto, na zona sul do Rio, mas não resistiu aos ferimentos.

Depoimentos à polícia de amigos que o acompanhavam, da esposa, a advogada Deolane Bezerra, 33, e da modelo Bianca Dominguez, 26, revelaram que MC Kevin caiu da varanda após fazer sexo com Bianca.

As testemunhas acreditam que o funkeiro teria se pendurado no parapeito para tentar pular para o andar de baixo, possivelmente pensando que a mulher descobriria a traição.
Amigos de MC Kevin confirmaram à polícia que viveram um dia de consumo de drogas, álcool e sexo a três antes de o cantor de 23 anos cair.

Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/celebridades/1805925/neymar-faz-homenagem-a-mc-kevin-apos-vitoria-do-paris-saint-germain

 

terça-feira, 4 de maio de 2021

Governo divulga datas para pedir isenção de taxa de inscrição no Enem

 

Governo divulga datas para pedir isenção de taxa de inscrição no Enem

Pedidos devem ser feitos entre os dias 17 e 28 de maio


O candidato que quiser pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste ano deve se inscrever entre os dias 17 e 28 de maio. As datas foram divulgadas em edital publicado ontem (3) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pela primeira vez, o Inep publicou um edital separado somente para os pedidos de isenção na taxa. As datas para a inscrição no Enem e também os dias de prova da edição 2021 ainda não foram divulgados.

Aqueles que se inscreveram e faltaram à última edição do Enem também poderão justificar a ausência entre os dias 17 e 28 de maio. O procedimento é necessário para solicitar isenção na taxa da próxima edição do exame.

Pelo cronograma divulgado, o resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 9 de junho. O período de recurso será entre 14 e 16 de junho, e o resultado dos recursos serão divulgados em 25 de junho.

O Inep alerta que mesmo aqueles que tiverem a isenção concedida precisam realizar nova inscrição no Enem, quando estas forem abertas, em data ainda a ser divulgada.

Os critérios para pedir isenção na taxa de inscrição são os seguintes:

- estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

- ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

- ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

 Noticia: Agencia Brasil