Uso de
tecnologias digitais por grandes empresas aumenta no Brasil
48% das empresas afirmaram ter planos de
investir em digitalização
Publicado
em 30/06/2018 - 14:20
Por Jonas
Valente – Repórter Agência Brasil Brasília
O índice de uso de tecnologias
digitais entre grandes empresas brasileiras aumentou de 63% para 73% entre o
início de 2016 e 2018. O dado foi divulgado pela Confederação Nacional da
Indústria (CNI) nesta semana em relatório sobre a adoção desses recursos
técnicos nas linhas de produção, no modelo que vem sendo chamado de “indústria
4.0”.
De acordo com o levantamento, 48%
das grandes empresas ouvidas afirmaram ter planos de investir em
digitalização de suas plantas produtivas neste ano. Do total de entrevistas,
30% disseram não ter isso como meta para o ano e 20% não responderam.
Entre aquelas dispostas a
investir na transformação digital, a intenção é reforçar o uso de tecnologias
já empregadas nas fábricas, mais do que adotar novos recursos. É o caso, por
exemplo, da automação de processos com a implantação de sensores para controle
das linhas de produção, empregada por 46% das firmas ouvidas.
O uso de sistemas integrados de
engenharia para desenvolvimento e manufatura de produtos foi a segunda
ferramenta mais citada (37%), seguido por automação digital com linhas
flexíveis de produção (23%) e coleta e processamento massivos de dados (big
data) (21%) e monitoramento e controle remoto da produção (19%).
Na análise por área onde as
tecnologias digitais são empregadas, 90% das empresas entrevistadas afirmaram
utilizá-las no processo de produção, 58% no desenvolvimento de produtos e 33%
em novos modelos de negócio.
Em relação ao tipo de
investimento, 77% das companhias que afirmaram querer investir em tecnologias
digitais têm como objetivo adquirir novos recursos técnicos, 60% desejam
comprar máquinas e equipamentos, 56% pretendem melhorar a gestão do negócio e
45% disseram ter como foco fortalecer a área de pesquisa e
desenvolvimento (P&D).
Na avaliação da CNI, as empresas
brasileiras ainda estão na fase inicial de incorporação de tecnologias
digitais. “O baixo percentual de empresas que utilizam tecnologias digitais
mais avançadas (como manufatura aditiva; robôs colaborativos; sistemas
inteligentes de gestão; simulações e análises de modelos virtuais; e internet
das coisas) não surpreende. O avanço para essas aplicações significa uma
transformação maior no modo de produção e modelo de negócio”, concluiu o
estudo.
Edição: Sabrina
Craide
Nenhum comentário:
Postar um comentário